Quem foi Satoru Iwata?



Bom, hoje não vou fazer uma introdução animada pelo motivo o qual escrevo deste post, infelizmente no dia 11/07/2015 faleceu o atual presidente da Nintendo Satoru Iwata. Creio que muitos leitores que acompanham o blog sabem do meu carinho com a Big N e não poderia deixar de fazer uma singela homenagem a aquele homem que estava a frente da Nintendo nos últimos 13 anos.

Satori Iwata nasceu no Japão na cidade de Sapporo, desde jovem o pequeno Iwata já se interessava em programar jogos eletrônicos, coisa que na época era apenas jogos numéricos. Este interesse começou enquanto estava no Ensino Médio e fazia games baseados em uma calculadora, assim compartilhando entre os amigos de classe.




Já mais crescido, Iwata completou o Ensino Médio e já conseguiu vaga na Tokyo Institute of Technology e começou a se especializar em Ciência da Computação e trabalhar como freelancer da HAL Laboratory, uma desenvolvedora de jogos que trabalhou próxima a Nintendo.

A Hal gostou tanto do trabalho do garoto Iwata que após a conclusão da faculdade de Ciência da Computação ele foi contratado para trabalho integral. HAL foi uma empresa muito importante para a Nintendo pois foi ela que ajudou a produzir inúmeros títulos para a Nintendo, títulos que incluem Kirby, Balloon Fight, Earthbound, entre muitos outros títulos...

Como se a vida já não tivesse dado oportunidades suficientes, graças ao esforço Iwata recebeu o convite da Nintendo para ser diretor da área de planejamento da Nintendo em 2000, onde conseguiu mostrar todo o seu potencial e todo seu talento.

Em 2002 Hiroshi Yamauchi entregou seu cargo de Presidente da Nintendo e Iwata foi indicado para o cargo, assim se tornando o primeiro presidente sem ter vínculos por sangue o cônjuge. 




Foi grande responsável por vários feitos que ficaram obscuros até a sua morte. você sabia:

1- Que foi graças a ele que Super Smash Bros. Melee saiu no prazo?

"Algo de errado aconteceu e parecia que a versão de GameCube de 'Super Smash Bros.' não ficaria pronta a tempo de sua data de lançamento", disse o executivo em entrevista à 4Gamer publicada em 2014. 

"Então eu dei uma revisada no código do jogo". "Aquele definitivamente não era o trabalho que eu devia fazer no meu cargo", disse. "Revisei o código, consertei alguns bugs, revisei mais uma vez e consertei outros bugs, li alguns relatórios da Nintendo e vi o que continuava errado... Passei umas três semanas trabalhando nisso. E por causa disso, o jogo foi lançado a tempo".

2-  Iwata, o 'Super Programador', era melhor com o NES que a própria Nintendo?

  Falando ao site 4Gamer, Iwata revelou que era conhecido na indústria como o "Super Programador" da HAL Laboratories. "Houve um tempo, quando eu ainda trabalhava na HAL, em que eu me considerava o engenheiro de software mais eficiente da indústria de games", afirmou. "Eu acreditava que conseguia escrever código para o NES melhor que os próprios engenheiros da Nintendo, e que eu conseguia escrever o código mais compacto com mais rapidez". 

 Iwata tem em seu currículo o cargo de programador em jogos como "F1 Race", "Pinball", "NES Open Tournament Golf" e "Kirby". Seu maior trabalho na posição, porém, é "Balloon Fight" - clássico que é lembrado internamente pela Nintendo como exemplo de jogo complexo com um código extremamente 
eficiente. 

3- Iwata fez as batalhas Pokémon funcionarem no Nintendo 64 em uma semana sem documentos de referência 

 Mesmo ocupando o cargo de presidente da HAL Laboratory, Iwata gostava de assumir alguns dos trabalhos de programação mais complicados que sua empresa recebia. A Nintendo queria que as batalhas Pokémon que existiam no Game Boy passassem a funcionar no Nintendo 64. O plano era lançar "Pokémon Stadium" - um game que recriava as batalhas dos portáteis em três dimensões na TV. 

 "Eu lembro de pensar que não havia muitas pessoas capazes de ler o código fonte do Game Boy, que não era escrito em uma linguagem muito refinada, e entender como tudo se conectava", disse Tsunezaku Ishihara, atual presidente da Pokémon Company, em uma entrevista da série Iwata Asks publicada pela Nintendo. Iwata cumpriu sua missão sem a ajuda de qualquer documento de referência. 

"Eu criei o programa das batalhas. Demorou um bom tempo para fazê-lo", afirmou o designer Shigeki Morimoto. "Mas quando eu fiquei sabendo que o Iwata tinha conseguido reproduzi-lo [no Nintendo 64] em uma semana e que o jogo já funcionava... Bom, eu pensei: 'Que tipo de presidente de empresa é esse?!'". 

Fonte Uol

No dia 11 de julho de 2015 sua luta contra o cancer teve fim e infelizmente o cancer venceu essa batalha levando assim Sr. Iwata ao óbito. Muitos ícones do meio gamistico fizeram suas homenagens nas redes sociais e em comunicados em seus sites oficiais.


Agora ficam os questionamentos, quem será o próximo presidente?Será que vai mudar o rumo da nintendo? Shigeruuuuuu seria uma opção viável? Após esse fato inesperado muitas pergunta estão surgindo.

#shigeruparapresidente

Leonardo Soler

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google