Maratona RPG's: Final Fantasy VI (SNES)




Hello Everybody!! Soler na área novamente. Hoje uma nova saga se inicia nos post do Game Genius, uma nova seqüência de matérias que poderão te ajudar a escolher, a jogar, e matar a sua curisidade sobre os jogos de RPG do Snes! Escreverei várias matéria durante o ano que deverão conter todos os jogos do majestoso Super Nes.

Eu sempre quebrei a minha cara com Rpg’s Underhateds, alguém me mostra, falo que eu nunca ouvi falar e logo penso que deve ser uma porcaria, mas nem sempre é assim que acontece. Conhecendo os underhateds do Psone que eu virei ultra fã da saga Suikoden (que na época, a série não tinha a mesma visibilidade que hoje tem).

Hoje não iremos falar sobre nenhum jogo underhated e muito menos de um jogo pouco conhecido, falaremos hoje de um clássico que ainda nos tempos modernos cativa o coração de muitos gamers e retrogamers pelo mundo pelo seu enredo genial, pelo carisma dos seus personagens, pela sensação sombria da atmosfera e pela sua originalidade... Falaremos hoje sobre Final Fantasy 6 ou 3!! 






Plataformas: Super Famicom, Playstation, Game Boy Advance (breve)


Lançamento Japonês: 1994 (2 de Abril)


Lançamento Americano: 1994 (11 de Outubro, como FFIII), 2002 (17 de Maio, em FF Anthology)
Jogabilidade

O jogo possui a mesma mecânica que a maioria dos RPG’s de Snes, mas com as características marcantes da série que foi uma das primeiras a entrar no ramo.
O jogado tem quatro tipos de visões, a visão do mapa, visão da cidade (incluindo as dungeons), visão de batalha e a visão de vôo.

Os menus são dois que aparecem durante o jogo:




Menu de Batalha:é o menu onde é escolhida a ação do personagem, cada personagem pode obter uma opção diferente, tendo os clássicos Atack , Magic, Items, Throw e Summon(Neste caso Esper). Neste menu foi introduzida uma contagem de tempo (Chamada de Active Time Battle) que está sendo utilizado até hoje nos jogos da série. Essa contagem serve para contar a vez no turno de cada personagem dependendo da sua velocidade,a magia Haste serve para acelerar essa contagem deixando o personagem atacar mais vezes.

Menu de Opções: Aqui pode se ver os status dos personagens, os itens, as habilidades, Equipamentos, acessórios, opções do sistema.e salvar.

De início você pode andar a pé no mapa (única maneira de encontrar inimigos), por vales, desertos e florestas, mas, conforme o jogo vai progredindo você pode arranjar um chocobo (que anda o mesmo que o personagem, mas não aparece luta alguma) para ajudar na viagem e um Navio Voador (pode voar por cima de todo o mapa, mas não pode pousar em qualquer lugar, como por exemplo montanhas e cordilheiras.


Música




Com toda a certeza Nobuo Uematsu fez um dos seus melhores trabalhos aqui neste jogo. Simplesmente um Obra Prima em questões sonoras, tanto para a época quanto para os dias de hoje.

Nobuo Uematsu  é um dos compositores (de games) que eu mais gosto, suas composições se encontram marcadas em dezena de jogos, o principais jogos são os da série Final Fantasy, Chrono Trigger, Super Smash Bros e Blue Dragon. Muitas músicas desse nobre compositor são consideradas marcantes pela grande maioria dos gamers.

Em Final Fantasy 3 não foi diferente, Nobuo conseguiu usar ao máximo a pontência do chip sonoro do Super Nes e criou músicas que aparentemente utilizavam mais instrumentos simultâneos do que os já vistos. Música literalmente orquestrada e com uma qualidade espantosa são as músicas desse clássico.

Músicas Marcantes do jogo:










E a maravilhosa Aria di Mezzo Carattere!!!

 Versão normal:

 

 Versão cantada:

 


Obs:. Ária di Mezzo Carattere é a música a qual mais me impressiono pelo cuidado que foi dada e por ser a primeira música com letra da série.

História (enredo)



    1000 Anos atrás, vários deuses conhecidos como Magi (entre eles, Doom, Poltergeist e The Goddess) travaram uma guerra entre si. De forma voluntária ou involuntária seus poderes transformaram parte da humanidade em criaturas mágicas poderosas denominadas como Esper. Compreendendo finalmente o horror de suas ações, os tres ultimos deuses que restaram, selaram a si próprios em estatuas de pedra. As estatuas estão situadas dentro da ilha crescente. Com o fim dos deuses a única fonte de magia restante são os Espers. Temendo perseguição e aniquilação nas mãos dos humanos que buscavam seu poder, os Espers criaram sua própria dimensão e selaram o portão entre as duas realidades.30 Anos atrás (mais ou menos) para o Presente:

    Madonna Branford, uma garota humana, se perde e caí dentro do mundo dos Espers, onde fica aos cuidados de um Esper chamado Maduin. Eles se apaixonam e consequentemente um bebê nasce, ao qual eles dão o nome de Terra. Gestahl, líder do império, descobre a localização do portão dos Espers e invade, capturando todos os Espers que encontra. O ancião dos Espers consegue re-selar o portão e banir os humanos, mas Madonna e Terra também são banidas. Madonna ingenuamente pede a Gestahl que tome conta de Terra; Gestahl pega o bebê e deixa Madonna para morrer. 





    Experimentos são feitos nos Espers por Cid del Norte Marguez, o cientista que reside no império. Nasce então a MagiTek, uma combinação de magia e ciência. Um experimento envolvendo Magitek é testado em Kafka, um dos generais de Gestahl. O experimento é um sucesso e é dado a Kafka poderes mágicos, mas o cérebro é afetado pela energia e ele se torna um homem louco. Experimentos avançados produzem uma infusão mágica mais estável (porém não tão poderosa) que é usada em uma criança, ela mais tarde se torna uma general do Império. Seu nome é Celes Chere, filha de Cid.


    Terra, cujos poderes eclipsa até mesmo Kefka, leva uma lavagem cerebral e é usada para executar as conquistas militares.



Um bando de dissidentes conhecidos como os Returners iniciam uma operação perto do monte Kolts, liderados por um homem chamado Banon. Seu objetivo é derrubar o império por quaisquer meios necessários.Presente:

    Wedge e Biggs, são enviados para Narshe depois de rumores que um Esper foi encontrado nas minas de Narshe. Eles dizimam os guardas e alcançam o Esper, que tem uma reação a presença de Terra. Biggs e Wedge são destruídos pelos poderes do Esper. Terra é encontrada mais tarde inconsciente por Arvis, um Returner que vive em Narshe, e que a ajuda a escapar. Mais tarde ela também é ajudada por Locke, um caçador de tesouros/ladrão que também trabalha para os Returners e por uma gangue de Moogles que vivem nas cavernas de Narshe. Assim se iniciando o maravilhoso enredo desse clássico...


 Personagens

Terra



Terra nascera com o dom da magia, a arte proibida tão cobiçada pelo Império... Capturada desde criança por este fato, ela teve sua mente controlada por Kefka e usada para todo tipo de combate em que seu dom fosse útil.
Uma vez livre e desperta do transe, Terra não esquecera do terror do campo de batalha nem das mortes que causara. Ela é agora uma pessoa quieta e melancólica que não vê propósitos em sua vida e não tem perspectivas para o futuro. Ela se sente diferente de todos por uma razão que nem mesmo ela entende e se pergunta se poderá ter sentimentos que não sejam dolorosos mesmo sem nunca te-los sentido uma vez na vida....


Sabin e Edgar




    O Rei de Figaro morre e tem que ser sucedido por um dos príncipes gêmeos Edgar e Sabin. Sabin, convencido que o rei fora envenenado pelo império, expressa seu desejo de ir embora e estudar artes marciais sob a tutela de Duncan, um mestre da luta. Edgar concorda em resolver com uma jogada de moeda, da qual se Sabin vencesse teria seu desejo atendido. Sem que Sabin soubesse, porém, Edgar usou uma moeda de faces iguais, para se assegurar que Sabin vencesse a jogada e pudesse ser feliz. Sabin treina sob a tutela de Duncan junto com Vargas, filho de Duncan. Mais tarde Duncan desaparece e acredita-se que ele tenha morrido.


Cyan





Um guerreiro sobrevivente a um envenenamento de um castelo. Lamenta fortemente a perda de sua família. Suas habilidades possuem o nome de Bushido, os ataques mais fortes dele são com certeza as últimas.


Celes




Ex-comandante do imperio. Celes começa a questionar o imperio e suas leis e acaba sendo presa. Celes quando criança fez uma transfusão de magia Esper por meio de magitek.


Shadow




    Dois bandidos da estrada chamados Baram e Clyde são capturados depois de uma enorme roubo a trem. Baram é deixado para trás gravemente ferido (apesar de suas alegações para que Clyde o matasse), mas Clyde encontra o caminho para Thamasa, onde se apaixona por uma mulher local. Vencido pelo remorso Clyde finalmente perde todas as emoções e se torna um mercenário errante, chamando a si próprio de Shadow. Mais tarde sua esposa da a luz a uma filha que ela batizou de Relm.


Locke





    Um ladrão/caçador de tesouros chamado Locke se apaixona por Rachel, uma garota de Kohlingen. Contudo, enquanto a levava para ver uma caverna de tesouros nas redondezas, um desmoronamento ocorre e Rachel salva Locke e fere-se gravemente, perdendo a memória. A partir disto ela passa a rejeitar Locke que vai embora. Mais tarde ela é ferida em um ataque do Império. Um homem velho das redondezas, sabendo o segredo de certas ervas, mantem Rachel em animação suspensa. Locke prometeu procurar pelo mundo para encontrar um jeito de trazer Rachel de volta.


Setzer





 Um jogador debutante disputa uma corrida de airship com seu amigo, Daryl. Contudo, o airship de Daryl, o Falcon, colide graças a um mau funcionamento. Setzer restaura o Falcon, então enterra ambos, o Falcon e Daryl em um tumulo perto de Kohlingen.


Gau





 Foi abandonado pelo pai em veldt, uma terra repleta de monstro e outros perigos. Gau cresceu entre os animais e consequentemente ficou selvagem e perdeu alguns traços de humanidade. Gau usa a habilidade RAGE, que consiste em copiar os ataques dos inimigos (animais e monstros).


Gogo





Gogo é um ser esquisito que vive em uma caverna maluca sem pé nem cabeça. A entrada de sua casa é um monstro gigante que engole todas as pessoas, dentro dela mágicos empurram pessoas das pontes e blocos de terra gigantescos tentam esmagar os visitantes. Ao fundo de tudo isso mora Gogo, mestre dos mímicos.
Não se sabe se ele é homem, mulher, ou se é mesmo humano. Perguntar não adianta afinal ele não fala muita coisa. Gogo é um mistério... Bizarro demais para alguém tentar desvendar.

Umaro




Umaro é um Sasquath gigantesco que vive nas minas de Narshe, apesar da descrição ele não é tão amigável assim. Sabe-se lá porque ele vê no minúsculo Mog uma criatura superior ao qual obedece sem exitar.
Umaro não é muito inteligente, e as vezes acha que atirar os membros do grupo nos inimigos seja uma boa idéia.



Strago





Strago é um senhor gentil e sábio que vive em Thamasa com sua neta Relm. Ele e todos da sua cidade escondem um grande segredo.
Cria sua neta sozinho e apesar disso não se sabe bem quem manda em quem exatamente. Ele sempre vai as loucuras com as atitudes de menina, mas a ama muito e vive em função dela.

Relm 




Graciosa e cheia de vida, Relm possui a habilidade de dar vida aos quadros que pinta, literalmente. Tal habilidade tem uma explicação lógica e esta ligada ao grande segredo de sua cidade, Thamasa. É neta de Strago ao qual sempre convence a permitir seus mimos.
Relm é uma menina hiperativa e muito inteligente, coisa que se nota facilmente em suas falas. Ela é a única além de Shadow que consegue se aproximar do cão Interceptor. E a misteriosa ligação dela com Shadow não se limita apenas a isso...


Então galera esse foi o primeiro jogo da saga... espero que os próximos saim mais rápidos, estou cheio de problemas com meu computador (funciona quando ele quer) e este jogo tem muitos personagens e muitos detalhes... Espero que tenha ficado no minimo bom... Flw

Leonardo Soler

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google