Klonoa: Door to Phantomile - Playstation



Klonoa: Door to Phantomile, lançado em 1997 pela Namco, é um excelente jogo de plataforma e mostra que um simples game pode ser inovador.

A história começa com a lenda da terra de Phantomile,  um lugar misterioso que é alimentado pelos sonhos das pessoas.
Por isso, ninguém consegue se lembrar claramente dos sonhos, mesmo que ocorrendo recentemente. No entanto, uma criatura antropomórfica chamada de Klonoa tinha sonhado em um dirigível misterioso que bate numa montanha próxima. Estranhamente, Klonoa se recorda de cada detalhe de seu sonho. Certo dia, um misterioso objeto colidiu com a montanha, e Klonoa e seu amigo Huepow, decidem investigar.


Graficamente, o game é em 2.5D: gráficos renderizados em 3D com algumas coisinhas pré-renderizadas, só que com jogabilidade 2D. Considerando que o game é de 1997, até que os gráficos são bons. Mesmo assim, o que chama a atenção em Klonoa NÃO é em gráficos, sim em jogabilidade. 


Apertando um botão que é definido no início do game, você pode PEGAR os inimigos e usá-los para sua própria vontade. Como não dá para pular para trás num game 2.5D, para ativar aquele ativador azul na imagem acima, é preciso pegar um inimigo e jogar ele lá trás. Eles também servem para alcançar lugares que não dá pulando normalmente. Basta pegar um inimigo e apertar o botão de pulo (também definido no início do game) duas vezes. O único problema na jogabilidade é que quase é impossível não perceber repetição no game.

Sonoramente, o game também é ótimo. A trilha é suave e bem feita. O game não é tão longo, nem tão curto. Só fica realmente longo se você tentar salvar todos os bichinhos do bem que estão no nível, que desbloqueará, se a minha memória não falha, a EXTRA VISION.


Em 2008 (japão) e 2009 (resto do mundo) foi lançado um remake do game para Wii, que teve gráficos melhorados, dublagem em língua humana (a original tinha dublagem fictícia) e cutscenes refeitas em Cel-shadding. Se você quer conferir a diferença entre as duas, que tal acessar este site (em japonês)?

Bem, não podemos considerar Klonoa como um game underrated (pouco conhecido), já que vendeu muito bem no Japão. Não podemos dizer o mesmo no resto do mundo...

Enfim, Klonoa é um game de plataforma divertido e prova que um simples game pode ser inovador.

Supersonic933

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google