Morre Jerry Lawson, criador dos cartuchos de videogame

16:00:00 0 Comments

 
Faleceu neste sábado (10) de causas ainda desconhecidas uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento de jogos nos últimos 30 anos, Jerry Lawson, criador dos cartuchos de videogame.
Nascido em 1940, Lawson alcançou o sucesso em 1976 através da criação do Channel F enquanto trabalhava para a Fairchild Semiconductor. O Channel F foi o primeiro console caseiro a possibilitar o uso de cartuchos. Anteriormente, os consoles só possuíam a capacidade de ler linhas de código que estavam inseridas em sua memória interna, como era o caso do famoso Tele-Jogo, desenvolvido pela Philco.
Após sair da Fairchild, no início da década de 80, Lawson criou a Videosoft, uma empresa focada na produção de games para o Atari VCS, o famoso Atari 2600, que acabou tomando o lugar do Channel F nas prateleiras norte-americanas.
Durante os próximos anos, o cartucho se tornaria a mídia principal dos consoles caseiros até o PlayStation, lançado em 1994, que utilizava CDs como seu formato de armazenamento de dados, o que fez com que Lawson caisse no esquecimento.
Mas os grandes entusiastas de jogos retrô nunca o esqueceram, em um esforço conjunto de fãs e o site de colecionadores Digital Press, os seis últimos títulos de Lawson pela VideoSoft foram disponibilizados à venda após 30 anos desde sua concepção.
Lawson teve finalmente seu reconhecimento em março deste ano, através de uma menção honrosa da International Game Developers Association, a maior organização sem fins lucrativos focada nos desenvolvedores de jogos.

Leonardo Soler

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google