Discos do Xbox 360 podem ganhar 1GB de espaço extra

03:10:00 0 Comments

Após publicação no blog do Major Nelson – administrado por Larry Hryb, Diretor de Programação da Xbox LIVE – dando algumas informações a respeito de um teste com um “novo formato de disco” para o Xbox 360, algumas especulações surgiram. Umas falavam de uma atualização no sistema de compressão de dados da mídia do console, enquanto outras ressuscitaram um velho rumor sobre o videogame receber um leitor de Blu-Ray.

Segundo o blog DigitalFoundry, a adoção do Blu-Ray já pode ser descartada. A atualização seria, na verdade, uma melhora nos DVDs de camada dupla utilizados pelo videogame, com uma proteção mais elaborada contra pirataria e 1GB a mais de capacidade.
O segredo para esse novo espaço extra estaria na forma como o espaço do disco é utilizado.
Atualmente, apenas 6.8 dos 7.95GB de espaço das mídias do Xbox 360 são ocupados com os jogos em si, sendo o restante reservado para uma partição de vídeo e as travas contra a pirataria. Esse dado surpreendente indica que até mesmo as mídias de PlayStation 2 tinham mais espaço bruto para games. A informação da DigitalFoundry diz que essas travas e o espaço para vídeo seria reduzido ao máximo, podendo até mesmo desaparecer.
A cópia de Halo: Reach descrita como recompensa aos aprovados no teste provavelmente já rodariam o jogo nesse novo formato de mídia e serviriam também para testar os vários padrões de DVD do console, já que no Xbox 360 as desenvolvedoras que escolhem a fabricante da mídia que utilizarão – e são diversas escolhidas, como Samsung, Hitachi, Benq e Liteon.
Como Halo: Reach ocupa somente 6.6GB de dados, especula-se que o jogo virá com conteúdo extra, ou simplesmente será alocado em partes anteriormente não utilizadas do disco. Entretanto, a lógica aponta que esse espaço adicional localiza-se na parte externa do disco, com leitura mais lenta, e isso deve ser levado em consideração pelas produtoras.

Leonardo Soler

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google