Como está a industria de games após o Tsunami?
As empresas não foram danificadas ou coisa do tipo, elas estão apenas dando um tempo para que possam ajudar as pessoas necessária e ajudar a recuperação do Japão. A square Enix como já visto anteriormente tirou do ar o servidor de Final Fantasy XIV e a Konami o servidor de Metal Gear Online.
Além disso, vários eventos promocionais foram cancelados devido ao desastre ocorrido na sexta-feira passada. Entre eles, foram afetados eventos de jogos como Yakuza of the End, BlazBlue Continuum Shift II, Dead or Alive Dimensions e o Monster Hunter Festa.
Já a Sony, além de pausar o funcionamento dos seus centros de reparos do PlayStation, também adiou o lançamento de Motorstorm Apocalypse no Japão, que seria lançado nesta quinta-feira.
Outras empresas como a Sega e a Microsoft também adiaram seus planos por lá. Por parte da Sega, o lançamento do novo capítulo da série Yakuza foi adiado para uma data indeterminada. Originalmente, o título seria lançado nesta semana. Já a Microsoft cancelou o agendamento de um tour que faria pelo Japão como ação de publicidade para o Kinect.
Em relação às caridades, diversas produtoras entraram no esquema de doações. A Nintendo, por exemplo, já doou 300 milhões de ienes para os necessitados, assim como a Sony. A Zynga, produtora de CityVille, afirmou que todas as micro-transações ocorridas em seus jogos serão convertidas em caridade. Publishers como a Namco Bandai e a 5pb também contribuíram, entre outras empresas.