A evolução dos RPG's #01

01:19:00 , 2 Comments



Olá galera como estão vocês??
Hoje eu estava no meu momento de inspiração e resolvi criar essa matéria que eu irei publicar de pouco em pouco... Eu tentarei escrever aqui a caminhada que os jogos de RPG tiveram entorno do tempo.



Os primeiros RPG's pode se dizer que foi o derivado do Dungeons and Dragon's ou até mesmo de J.R.R Toulkien (baseado e nenhuma certeza mas é o que faz imaginar e tem certas ligações).

O primeiro jogo de Rpg seria por muitos o Legend of Zelda para o NES que misturou um pouco de aventura com alguns elementos de RPG. O jogo foi lançado em 1986 e apenas chegou nos EUA em 1987.

Podemos dizer que o sucesso do jogo foi tão imenso que ele foi o primeiro jogo a bater o recorde de 1 milhão de cópias em um ano.

O que pode chamar o legend of zelda de jogo de RPG foi a "liberdade" que o jogo oferecia, a quantidade imensa de itens que poderiam ser achados ou comprados, a questão do dinheiro, e também as armas para o personagem podem ser trocadas conforme o jogo ia se desenrolando.


Com o sucesso da franquia não demorou muito para ser lançados mais jogos do gênero.


Apesar do sucesso de The Legend of Zelda os Produtores de jogos queriam mais, algo mais inovador. Então eles começaram a se espelhar nos jogos originais de Rpg em batalhas em turnos e uma história mais completa.
Em um tempo longínquo uma pequena empresa de games do Japão chamada Square (atual Square Enix) estava a passar uma crise na qual direcionava seus investimentos para a falência com vários jogos fracassados (Ex:.Death Trap, Cruise Chaser Blassty, Alpha, King´s Knight), ela tentou se arriscar a fazer um ultimo jogo para ver se conseguiria tirar a empresa do buraco, então eles tiveram que chamar alguém para cumprir essa missão e esse seria Hironobu Sakaguchi (diretor de planejamento e desenvolvimento da Square).

Hironobu Sakaguchi refletiu bem em um estilo de jogo na qual poderia ser um sucesso e ele acaba vendo o sucesso que os jogos de RPG's faziam - e também reparou que ele não seria bom em fazer jogo de ação mas sim contar história - acabou fazendo o jogo de RPG conhecido Mundialmente como Final Fantasy (Fantasia Final - Irônico não?)

E com isso o jogo foi lançado e foi até um jogo bem montado... com o desenho dos personagens bem feitas a história bem organizada e o esquema de som que para a época foi bem vasto com umas 20 composições em seu repertório (graças a Nobuo Uematsu, sou fã dele *.*).

Na mesma época foi lançado o Phantasy Star, Dragon Quest e Ultima. Esses jogos foram os jogos que impulsionaram o mercado de Jogos de RPG na história.

Continua...

Leonardo Soler

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google