Liberado primeiro driver "open source" para usar Kinect no PC

11:00:00 0 Comments


Menos de uma semana! Este foi o tempo necessário para que os hackers de plantão conseguissem tomar o controle do sensor de movimento Kinect, lançado pela Microsoft internacionalmente no último de 4 de novembro para Xbox 360.


Graças ao trabalho desses "ratos de programação", agora já é possível fazer o Kinect ser reconhecido pelo PC, embora o trabalho para de fato trazer utilidades no computador ainda esteja longe de ser completado.


Depois de uma primeira amostra de um especialista que revelou em vídeo no começo da semana o suporte à utilização do Kinect no Windows 7, mas sem liberar o código fonte, agora temos um hacker que abriu o seu código e já teve a premiação confirmada pela empresa americana Adafruit Industries que vai pagar 3 mil dólares para ele, além de uma doação de US$ 2.000 para a fundação EFF que trata sobre segurança, liberdade, privacidade, direitos e outras questão relacionadas às novas tecnologias nos EUA.

O vencedor do desafio é Hector Martin, que desenvolveu um driver capaz de acessar tanto a câmera quanto o sensor de raios infravermelhos do Kinect, liberando tal controlador para acesso open source (código livre) através deste website. O hacker rodou o seu código em um sistema Linux, através da API OpenGL, conforme mostra o vídeo logo abaixo. Agora, resta saber quanto tempo vai demorar para quem alguém ou alguma empresa torne este controle em algo prático e acessível para usuários finais.

Leonardo Soler

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google