Estúdios brasileiros participarão de evento na França

13:48:00 0 Comments


O Brasil será representado por quatro desenvolvedoras - Hoplon (Santa Catarina), Musigames (Pernambuco), Rockhead (Rio Grande do Sul) e Sulistas (São Paulo) - na edição deste ano do evento Game Connection, que acontece na cidade francesa de Lyon de 16 a 18 de novembro.


Os estúdios serão apoiados pela iniciativa para a área de games do Projeto Setorial Integrado de Exportação de Software e Serviços, desenvolvido em parceria pela organização não-governamental Softex (Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Ao contrário de encontros similares da indústria de games, marcados pela forte presença do público consumidor, a Game Connection tem por objetivo de estreitar as relações entre publishers e empresas que criam jogos e serviços relacionados. Por isso, as reuniões de negócios, com duração de 30 minutos, são agendadas previamente a partir de um sistema online disponibilizado pela organização e que contém o perfil de cada um dos participantes, divididos em duas categorias principais: vendedores de games e serviços (empresas desenvolvedoras), e compradores de games e serviços (publicadores, distribuidores e estúdios de grande porte).

Há uma demanda crescente por jogos com características de social games e para download em plataformas como PC, Sony, Nintendo, Microsoft e também dispositivos da Apple”, destaca o consultor da Softex, Bernardo Manfredini. As razões, complementa, envolvem o menor prazo de publicação, menor risco e viabilidade com menos dependência de recursos de um publisher.
Além de buscar parcerias que possam viabilizar o lançamento de seus games acabados ou em desenvolvimento no mercado internacional, a Game Connection também pode ajudar os estúdios brasileiros a prestar o serviço de outsourcing para os grandes mercados do planeta. Inglaterra, França, Estados Unidos e Japão são hoje os principais mercados-alvo das empresas que integram o projeto.

Crescimento nas Vendas e Presença em Outros Eventos

Segundo levantamento realizado pelo Observatório Softex, unidade de pesquisas e estudos da entidade, no período de 2005 e 2009, o volume de exportação de jogos eletrônicos brasileiros cresceu 270%, saltando de US$ 743.600 para US$ 2,754 milhões.
Sob a marca "Brasil IT+", que identifica a indústria de TI nacional, a Softex organizou ao longo deste ano a participação das empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos em dois outros importantes eventos internacionais: a Game Connection de São Francisco e a Tokyo Game Show.

Leonardo Soler

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google