O Império da Nintendo

11:39:00 0 Comments

Conhecendo o sucesso de uma das empresas mais poderosas no mundo dos games.


imagem




A Nintendo foi fundada por Fusajiro Yamauchi no ano de 1889, que por sua vez era voltada na fabricação de cartões artesanais, mais conhecido como Hanafuda, uma espécie de baralho tipicamente Japonês.



Hiroshi Yamauchi era o bisneto de Fusajiro e foi ele o responsável pelo contrato de parceria da Nintendo com a Disney, para que assim pudessem estampar os personagens animados nas cartas que a Nintendo produzia.

Nos anos 60, Hiroshi também resolveu investir em outras áreas fundando uma rede televisiva, empresa no ramo de alimentos e entre outros. Mas devido ao fracasso nos investimentos não centralizados em sua área principal que era a Nintendo, Hiroshi anunciou falência de todas as empresas que havia construído em paralelo a Nintendo, por conseguinte quase levou a própria Nintendo no mesmo abismo.

imagem
Sede da Nintendo em Kyoto no Japão

Na década seguinte a Nintendo começou a enfrentar uma forte concorrência no mercado dos , tendo que rever seus planos para não perder sua parte nos negócios para a Bandai e Atari, foi então que a empresa entrara de vez no ramo dos games dando inicio a era digital.

Durante meados dos anos 70 e 80, a Nintendo prosseguiu com os jogos eletrônicos, mais preciso com a criação de fliperamas, mesmo assim, a Nintendo não conseguiu imortalizar seus fliperamas no mercado Americano.

Shugeru Miyamoto era um designer que trabalhava na empresa desde o ano de 1977 e mesmo foi convocado para a criação de um jogo no qual pudesse utilizar os gabinetes do Radar Scope, já que o mesmo não obtivera sucesso naquela época.

O mais incrivel ou interessante é que o Miyamoto não tinha entendimento de tecnologia, mesmo assim, ele criara um jogo no qual baseava-se em um simples encanador que tinha o objetivo de salvar sua namorada de um temido gorila. Este jogo chamava-se Donkey Kong e o mesmo teve seu lançamento no ano de 1981, já o personagem principal era o Jumpman que anos mais tarde tornou-se um dos queridinhos da Nintendo com o nome de Mario.

Devido ao grande sucesso dos jogos tais como: Donkey Kong e Mario, a Nintendo deu início ao seu vôo mais alto ao investir em um Console, então no ano de 1983 a empresa lançou o NES (Nintendo Entertainment System). Com o grandioso sucesso de vendas do console NES, mais conhecido como “Nintendo” na terra tupiniquim, o console conseguiu uma marca histórica pra sua época com cerca de 60 Milhões de unidades vendidas e o mesmo levou consigo grandes jogos que também fez muito sucesso, sendo estes jogos: Super Mario Bros, Metroid, The Legend of Zelda.

O NES ou Nintendo foi rotulado como o salvador da indústria dos jogos eletrônicos, já que naquela época o mercado de games estava sem forças entrando em um verdadeiro declínio, mas devido ao imenso sucesso que a Nintendo conseguiu em meio à turbulência no mercado, ela tornou-se líder mundial de games e o símbolo de uma geração.

A Nintendo lançou seu primeiro console portátil em 1989 e foi nesta época que surgiu seu concorrente direto, a Sega, empresa que trouxe o nostálgico Mega Drive, travando uma briga intensa pelo mercado dos consoles nos anos 90. A Sega conseguiu abocanhar grande parte do mercado da Nintendo e deixando-a com míseros 35%, entretanto com o lançamento do Snes, mais conhecido como Super Nintendo e dos jogos, tais como: Super Mario World, Donkey Kong, Final Fantasy e entre outros, foram fatores determinantes para colocar a Nintendo mais uma vez em primeiro lugar.

Jogos nostálgicos lançados para Snes


Top Gear
imagem



Street Fighter
imagem



Super Star Soccer
imagem



Na metade dos anos 90, a Nintendo fez um prenuncio do seu próximo console, o Nintendo 64, nesta mesma época a Sony lançou o seu console, Playstation, entrando de vez no mundo dos games.

Conheça os Consoles da Nintendo:

NES “Nintendo Entertainment System”


imagem

Lançamento: 15 de julho de 1983.
4ª Geração de consoles.
Números de vendas: 61.910.000 Milhões de unidades vendidas.




SNES “Super Nintendo”


imagem


Lançamento: 21 de novembro de 1990.
4ª Geração de consoles.
Números de vendas: 49.100.000 Milhões de unidades vendidas.




Nintendo 64


imagem


Lançamento: 26 de junho de 1996.
5ª Geração de console.
Números de vendas: 32.930.000 Milhões de unidades vendidas.


No dia 3 de dezembro de 1994, a gigante dos eletrônicos Sony Computer Entertainment lançou o seu primeiro console, o Playstation, que por sua vez acabou desbancando e tornou-se líder no mundo dos games que pertencia a Nintendo. Mesmo com o lançamento do N64, a Nintendo não conseguiu retomar o mesmo patamar construído na geração passada.


Game Cube


imagem


Lançamento: 14 de setembro de 2001
6ª Geração de consoles.
Números de vendas: 21.740.000 Milhões de unidades vendidas.


A descensão da Nintendo era notória nesta época, nem mesmo o Game Cube conseguiu derrubar ou sequer ficar frente a frente com o console da Sony. A Sony foi soberana no mercado de games na 5ª e 6ª Geração de consoles, conseguindo incríveis números de vendas com o Playstation atingindo a marca de 102.490.000 Milhões de unidades vendidas e o Playstation 2 com a marca de 138 Milhões de unidades vendidas.


Wii


imagem


Lançamento: 19 de novembro de 2006.
7ª Geração de consoles.
Números de vendas: 66.390.000 Milhões de unidades vendidas.



A ascensão e retomada do posto numero 1 no mundo dos games.

Qual foi o segredo da Nintendo para conseguir mais uma vez retomar o sucesso alcançado na 4ª geração de consoles?

Nesta geração a Nintendo não apostou em um hardware muito potente ou nos jogos que desafiam a realidade no quesito gráfico, mas sim, a empresa dedicou-se no quesito interatividade e diversão entre o jogador e a maquina, arriscando sua plataforma de games em algo novo, algo que fizesse o jogador ser parte do jogo e não apenas um simples espectador. Esta aposta da Nintendo está dando certo e conquistando novos jogadores a cada dia que se passa, mesmo sendo jogadores que tem certa preferência por jogos mais hardcore, ainda assim, eles têm que dar o braço a torcer por mais este novo sucesso da Nintendo, o Wii.

Antes do lançamento do Wii, a Nintendo também inovou o mercado dos consoles portáteis com o lançamento do DS e conseguindo de forma estarrecedora ficar a frente do seu concorrente, o PSP, já que o mesmo é o Handheld da Sony. A Nintendo cada vez mais retomando seu espaço e liderança no mundo dos games.

Hoje o Nintendo Wii tem 3 anos e 2 meses de vida, exatamente o mesmo tempo de vida que o PS3 da Sony e 1 ano mais novo que o console Xbox 360 da Microsoft, sendo que o sucesso da Nintendo conseguiu desbancar a linha PS da Sony que foi líder das duas gerações passada, tanto em número de vendas de jogos quanto em consoles.



Numero de vendas de console

Wii - 66.390.000 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.

Xbox 360 - 37.510.000 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.

PS3 - 32.170.000 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.


Na lista dos 10 jogos mais vendidos do mundo a Nintendo não encontra concorrente a sua altura e lidera o Best-Selling com incríveis marcas dificilmente alcançadas por outras empresas.


10 Jogos mais vendidos do mundo.

1 - Wii Sports


imagem


Números de vendas: 59 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo.
Plataforma: Wii


2 - Super Mario Bros.


imagem


Números de vendas: 40 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo
Plataforma: Nes “Nintendo”

3 - Pokémon Red / Green / Blue


imagem


Números de vendas: 31 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo
Plataforma: Game Boy

4 – Tetris


imagem


Números de vendas: 30 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Alexey Pajitnov.
Editora: Nintendo
Plataforma: Game Boy

5 - Duck Hunt


imagem


Números de vendas: 28 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo
Plataforma: Nes “Nintendo”

6 - Wii Play


imagem


Números de vendas: 26 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo
Plataforma: Wii

7 - Nintendogs

http://img30.imageshack.us/img30/596/nintendogs.jpg


Números de vendas: 23,5 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo
Plataforma: DS

8 - Pokémon Gold / Silver Version


imagem


Números de vendas: 23 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo
Plataforma: Game Boy

9 - Wii Fit


imagem


Números de vendas: 22,5 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo
Plataforma: Wii

10 - New Super Mario Bros.


imagem


Números de vendas: 21 Milhões de unidades vendidas em todo mundo.
Fabricante: Nintendo
Editora: Nintendo
Plataforma: DS


Sabe-se que o console Wii não é voltado para jogos hardcore, mesmo sabendo que jogos deste gênero foram e estão sendo lançados para esta plataforma, entretanto, este não é o ponto fundamental do Wii, mas sim, a interatividade que torna-se uma maneira agradável de reunir toda família para jogar um game e fazer aquela disputa saudável entre pai, mãe e filhos, ou seja, uma plataforma para toda família, este é o sucesso que faz a Nintendo liderar mais uma vez o mercado dos jogos eletrônicos.


Consoles Portáteis da Nintendo

Game Boy + Game Boy Color


imagem


Lançamento: Game Boy, 21 de abril de 1989
Lançamento: Game Boy Color, 21 de outubro de 1998.
Números de vendas: 118 Milhões de unidades vendidas.
Ambos são da 4ª Geração de consoles.

Game Boy Advance + Game Boy Advance SP


imagem


Lançamento: Game Boy Advance, 21 de março de 2001.
Lançamento: Game Boy Advance SP, 14 de fevereiro de 2003
Números de vendas: 81.490.000 Milhões de unidades vendidas.
Ambos são da 6ª geração de consoles.

O Game Boy Advance SP é uma versão redesenhada do Game Boy Advance.

DS


imagem
Imagem do DSi.

Lançamento: 2 de dezembro de 2007.
Números de vendas: 124.880.000 Milhões de unidades vendidas.
7ª geração de consoles.

Este console da Nintendo trouxe inovações com o uso de duas telas de LCD, sendo que uma delas com sensibilidade ao toque mais conhecido como (Touch Screen) e com um microfone embutido. O DS também possui conexão Wi-Fi, permitindo chats e multiplayer. O DS possui retro-compatibilidade e conta com gráficos em jogos 3D semelhantes ao Nintendo 64.

Depois de seu lançamento o DS foi redesenhado e surgindo novos modelos tais como: DS Lite, DSi, DSi LL/XL contando com algumas modificações no tamanho do console e das telas de LCD para melhor ergonomia ao jogador.

O Nintendo DS tem um concorrente, mas que não assusta neste tipo de mercado dos Handheld, este concorrente é PSP com uma marca de vendas algo em torno de 56 Milhões de unidades vendidas em todo mundo. Não podemos presumir ou afirmar que a Sony fracassou neste mercado dos consoles portáteis, afinal, mesmo tendo vendido apenas menos da metade do console DS da Nintendo, ou seja, 56 Milhões unidades vendidas, este numero de vendas não pode ser tratado como insignificante, mas sim, como um grande sucesso, sendo que para outro publico distinto.

Nintendo é sem duvida uma gigante no mundo dos games e mostra seu poder e qualidade no que faz. Duvidar da Nintendo é se meter numa briga de cachorro grande, porque a mesma sabe o que faz e consegue provar com números e fatos.

O que será da próxima geração de consoles?

PS4, Xbox 720 ou Wii 2?

Quem vai liderar a 8ª geração de games?

Será que a Nintendo já está com suas cartas nas mangas?

Comente o que achou da matéria sobre a Nintendo ^^




fonte : Gamevicio, por Szelmenczi





Anthony Rafael

Retrogamer nas horas vagas. Mantém o Game Genius desde 2010 onde a internet ainda não tinha nem luz eletrica. Fã dos Power Rangers (até o PR no espaço). E é complicado o que é melhor, Final Fantasy VI ou Chrono Trigger. Google