Campeão mundial dá dicas para ser o melhor no game 'Guitar hero'
Fábio Jardim contou ao G1 os segredos para tocar a guitarra do jogo.Para ele, foco na partida é fundamental para vencer competições
A habilidade que o garoto tem com o controle de videogame que imita uma guitarra de verdade impressiona, o que lhe garantiu a medalha de ouro na competição ao vencer os melhores do mundo. Em entrevista para o G1 (Globo), Jardim deu algumas dicas para os gamers que desejam melhorar seu desempenho no jogo e que também querem começar a participar de campeonatos de videogame.

O controle que simula uma guitarra no game tem cinco botões para “tocar” as notas que aparecem na tela: verde, vermelho, amarelo, azul e laranja. Quando a nota aparece na tela, é preciso segurar o botão correspondente e, no momento em que ela alcança o ícone na parte inferior da tela, é necessário usar a palheta.
“No meio da música há notas diferentes, que são brancas ou roxas. Quando elas aparecem, você deve pressionar um botão correspondente a primeira nota e ‘palhetar’. Para próximas notas, basta pressionar os botões correspondentes”, explica Jardim.
Usando a alavanca Whammy
A alavanca, chamada de Whammy é famosa, pois os jogadores podem distorcer o som da guitarra na música quando aparecem notas longas. Entretanto, ela é usada para pegar o Star Power, elemento do game que duplica a pontuação. “O melhor momento para usar o Star Power é quando aparecem acordes de duas ou três notas e em solos”, afirma o campeão mundial. “Caso você acerte os solos da música, use o Star Power para conseguir melhor pontuação”.

“A melhor posição da mão é deixar os quatro dedos em cima dos quatro primeiros botões” conta Jardim. Ao vir a nota correspondente, utiliza-se cada dedo separadamente para pressionar os botões. “Quando aparecer uma nota laranja, e se houver muitas delas, apenas escorregue a mão, fazendo com que o dedo mínimo fique em cima da nota laranja para tocar. Caso haja apenas uma nota laranja na sequência musical, o melhor é esticar o dedo mínimo na nota para não perder tempo.”
Solos de guitarra
“Existem alguns solos mais difíceis que, no começo deles, é possível usar três dedos” diz o jogador. Quando aumentam as notas, Jardim recomenda usar os quatro dedos. “Mas o melhor é usar o máximo possível três dedos. Em alguns solos, é preciso usar duas mãos, pois as notas aparecem muito rapidamente”.
Dica para competições
